Apontamento

De MundoAZ

Para começar imprima esse transferidor num tamanho razoável. Depois, corte bem rente ao desenho:

Transferidor1.jpg

Repare que o transferidor conta 180 graus tanto para um lado como para o outro, nos números grandes e nos pequenos, é a mesma medida, elas apenas invertem de lado, em sentido horário ou anti-horário.

Para saber em que direção apontar sua antena é só clicar aqui e calcular dos dados.

No exemplo abaixo, para instalar a antena no meio do campo do estádio Serra Dourada em Goiânia-GO, os valores encontrados foram os seguintes, conforme os dados do DishPointer abaixo:

Dp1.jpg

Primeiro vamos nos ater nos dados de azimute.

- Azimute é o seguinte: No local onde queremos instalar a antena, se traçamos uma linha em direção ao norte, e assumirmos que essa linha representa o ponto 360º, e se o DishPointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está em 324º, quer dizer que ou eu teria que dar uma volta completa no circulo de graus e chegar em 324º ou simplesmente tirar 324 de 360 e chegar em -36º.

Pronto, então eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro, se eu fizer uma outra linha apontando para -36º, então é para aí que tenho que apontar a minha antena.

E como se faz isso: Aí que está um dos "segredos" do mapa Google Earth que está no DishPointer, aquela barrinha que marca o zoom do mapa está sempre apontando para o norte verdadeiro, então ficou fácil de você descobrir onde fica o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa, faz uma marcação aí no local onde você vai instalar a antena indo pro norte verdadeiro, nem precisa de gps ou bússula.

Pega seu transferidor e vê onde fica o grau que o DishPointer vai indicar para você, aponta a antena pra lá, se quiser uma forma mais fácil ainda, amarra uma linha de barbante da antena para o norte verdadeiro e mede os graus com o transferidor e amarra outra linha indo para onde o transferidor indica em graus, pronto, tem uma linha indicando pra onde apontar a antena.

Veja o exemplo:

Dp2.jpg

Observe o azimute de 324º = -36º demonstrado no Transferidor sobre indicação do DishPointer. Se não viu os -36º no transferidor, repare os números pequenos.

Pronto, resolvido seu problema de Azimute.

Vamos partir para corrigir o LNBF e a inclinação da antena.

No artigo em que você calculou os dados para apontamento da antena, no aplicativo DishPointer, repare que existe um valor chamado LNB Skew, que indica o giro do LNBF em relação à linha reta que ele marcaria se estivesse com o cabo apontando para o chão.

No nosso exemplo a posição do LNBF é -34º.195, ou seja, sinal negativo, e o sinal negativo significa que o fio que sai do LNBF tem que ficar apontando para a esquerda. Se fosse sinal positivo ele teria que ficar apontando para a direita.

Amarre uma linha em uma pedra, assim como fazem os pedreiros para colocar as coisas no prumo, levantando o fio vai ficar esticado pra baixo, essa linha indica 0º, pegue o transferidor e rotacione ele em sentido horário até encontrar os graus indicados, neste caso, 34º e um pouquinho, pronto, é nessa posição que deve ficar o LNBF, veja o exemplo:

Transferidor2.jpg

Lembre-se, número negativo, cabo do LNBF para a esquerda.

O LNBF não deve ficar apontando para o chão pois a posição em que o satélite está estacionado em órbita não coincide com esta posição, e quanto mais o LNBF ficar em uma posição que coincida com a posição do satélite, melhor será a recepção.

Pronto, seu LNBF está na posição correta, agora vamos à elevação.

Vejam na indicação do DishPointer a elevação é de 66,2º para este exemplo.

Usando a mesma lógica da linha no barbante, encoste o transferidor na sua antena, de maneira que ele fique reto com o suporte que segura a cuba da antena, a linha caída deve passar pelo meio da transferido e encontrar o ponto em graus que você obteve, neste caso 66º.

Veja o exemplo:

Dp3.jpg

Pronto, sua antena está pronta para uso, usando apenas o transferidor para se orientar.


Fonte