Dumps Azamerica

De MundoAZ

Dumps são imagens do firmware dos decodificadores, que são geradas pelos usuários, como um backup ou como forma de enviar a um segundo usuário as configurações que o primeiro usa. É um recurso muito interessante e muito usado nos Azamericas.

Tipicamente, os dumps são usados para fornecer lista de canais favoritos já prontos. Infelizmente, a edição de favoritos é uma tarefa tediosa e demorada. Com os dumps, esta tarefa leva segundos.

Outro uso dos dumps é para se alterar as telas de inicialização e a tela de fundo. Existem muitos dumps, com os mais diversos motivos.

Para se gerar um dump, basta ir ao menu de atualização e escolher a opção "dump". Isso irá gerar um arquivo chamado "DumpFile.abs" no pendrive, que é a imagem de todo o firmware do decodificador.

Quando se vai usar um dump pronto em outro equipamento, pode-se atualizar por estas opções:

  • allcode+bootloader: Irá atualizar todo o decodificador.
  • maincode: Atualiza somente a parte do firmware propriamente dito, não alterando as antigas listas de favoritos.
  • userdb: Atualiza somente as listas de favoritos e configurações do usuário. Obs: Esta opção não atualiza os nomes do favoritos.
  • S806 ou S810 ou S810B: Atualiza somente a tela de incialização.
  • Radioback: Atualiza somente a tela de fundo dos menus.

Dica: Uma vez que se tenha um decodificador com as telas e listas de canais desejadas, para não perdê-las, basta na próxima atualização oficial, usar a opção maincode. Esta opção preserva todos os dados do usuário.


Existem duas formas de se atualizar o decodificador com um dump:

  • Pela entrada USB: Basta colocar o pendrive com a atualização (descompactada, com a extensão .abs) no diretório raiz e inserí-lo no decodificador. Em segundos, o decodificador irá encontrar a atualização e perguntar se deve atualizar ou não.
  • Pela entrada serial RS-232. Neste caso, é necessário o uso de um cabo serial (veja mais aqui) e o programa específico para isso. Existe uma página que explica como fazer a atualização via cabo aqui.