História

De MundoAZ

Em fins de 2009 ainda era o sistema Nagra 2 para canais em Português e uma turma participava ativamente dos fóruns sobre satélites. Os moderadores mais antigos do Mundoaz se conheceram nestes fóruns.

Nesta época as operadoras andavam fechando fóruns que mantinham firmwares em seus bancos de dados. Com isso, a cada 14 dias havia uma demora para os amigos se reunirem novamente. Houve então a sugestão de se criar fóruns pequenos, que fossem "reservas" para o caso de tirarem os grandes do ar. A ideia foi aceita e um em especial foi criado num provedor gratuito. No mesmo dia foi passado para um provedor pago, pois o gratuito não dava conta dos acessos. Para surpresa de todos, daquela ideia somente este fórum foi criado.

Ele foi crescendo devagar e na Quinta-feira anterior ao carnaval de 2010, foi publicada uma nota salientando e parabenizando os moderadores pois o fórum tinha chegado à marca de 3.000 usuários (muito mais que a pretensão inicial). Na Sexta-feira houve um grande apagão para o Azamerica, em que os usuários ficaram 5 dias sem atualização. Nisso, todos os grandes sites não suportaram a quantidade de acessos e caíram, menos o Mundoaz que se mantinha no ar (instável mas acessível). Na Sexta-feira da semana seguinte, a contagem de usuários chegou a 29.000 usuários. Depois disso, a publicação do Mundoaz como referência pelas empresas que vendem decodificadores no Paraguai só ajudou ainda mais o crescimento. Atualmente conta com cerca de 700.000 usuários.

Algumas coisas contribuíram para o sucesso:

  • Nome fácil de lembrar.
  • Tudo é gratuito. Não há áreas escondidas ou somente para doadores.
  • Envio de atualizações por email. Foi uma novidade na época e é usado até hoje.
  • Envio de promoções por email de lojas recomendadas. Ajuda muita gente a comprar decodificadores e outros produtos.
  • Sorteios. Sempre tem um acontecendo.
  • Muitos tutoriais. Isso faz a diferença na hora de solucionar um problema.
  • Recursos adicionais, como Chat e Wiki.
  • Criação de servidores de CS é assunto proibido. Isso tirou o foco das operadoras.
  • Armazenamento externo dos firmwares. Com isso, não há arquivos considerados ilegais no Mundoaz.
  • Controle rígido de usuários quanto à palavrões e discussões.
  • Pouca poluição visual por propagandas.
  • Integração com Tapatalk, para uso em celulares.

Os primeiros moderadores foram os amigos de outros fóruns e muitos deles ainda são moderadores. Eles ajudaram muito a preparar material e colocar no forum. Muito tutorial foi feito e as respostas eram dadas já com um "mini tutorial" a fim de que outros pudessem aproveitar a informação. Inicialmente, o Mundoaz era somente para Azamerica e Azbox. Depois abriu para DreamBox e por fim para todos os mais significantes no mercado e também dongles. O resto foi sendo alterado aos poucos, ao longo dos meses/anos.

Em meados de 2015, passou por uma reformulação completa, atualizando a versão do fórum para uma que trouxesse mais flexibilidade na instalação de extensões. Com isso, tem hoje 3 linguagens, vários temas, jogos, recursos de edição de posts, de mensagens privadas, etc. Também a seção Wiki teve sua versão atualizada.