Uso de proxy

De MundoAZ

Algumas operadoras de ADSL tem bloqueado o acesso aos sites relacionados a estes tipos de receptores. As únicas maneiras de contornar isto é usando um proxy ou uma VPN. Existem métodos simples e outros mais complexos, porém mais eficientes.

Usando um proxy via web

É o esquema mais simples e o mais usado. Basta ir à uma página de proxy e digitar endereço desejado. Existem vários proxies online, como estes:

Proxy 1

Proxy 2

Proxy 3

Proxy 4

Basta entrar nestes endereços e digitar o site bloqueado. Para mais proxys via web, dê uma olhada aqui.

O único inconveniente é ter que entrar nestas páginas sempre que se quer navegar num site bloqueado.

Usando o navegador TOR

Outra maneira é usar um navegador que já tenha um esquema de proxy embutido, como o TOR. Abaixo está um tutorial do usuário GustavoNP:


Desde já deixo claro que sou contra qualquer tipo de censura e este é o principal motivo pelo qual publico esta dica. As empresas do setor tem direito em lutar por seus interesses, entretanto não podem simplesmente impedir que todo usuário de internet do país tenha acesso as demais informações presentes em fóruns do gênero. Se é pra restringir conteúdo, que restrinjam únicamente aqueles que violam algum tipo de contrato desta.

Vamos começar, coloque para download este instalador

Quando terminar, basta executar e selecionar o idioma de sua preferência. Depois mande instalar todos os componentes e aguarde.

Após instalado, clique em concluir para iniciar automaticamente o Vidalia.

O Vidalia nada mais é que uma interface para configuração do Tor, portanto, basta clicar em "Start Tor", o nome do botão mudará para "Stop Tor". Basta aguardar alguns segundos/minutos.

Quando aparecer no quadro "Estado" a frase "Connected to the Tor Network", quer dizer que você já é cliente da rede, parabéns.

O instalador que coloquei o link anteriormente, irá instalar uma extensão no Firefox chamada 'Torbutton'. É bem simples, ao iniciar o firefox vocês irão ver no canto inferior da direita da janela do Firefox (perto do relógio do windows) uma frase dizendo 'Tor desabilitado'.

Neste caso, toda navegação que você fizer será realizada da maneira tradicional, pelo seu provedor de acesso.

Entretanto, ao clicar com o botão direito sobre a frase 'Tor desabilitado' e selecionar 'Alterar status', ela mudará para "Tor habilitado". A partir deste momento você ficará anônimo na rede, isto é, o Tor selecionará automaticamente computadores por todo o mundo para repassar os pacotes de dados enviados por você até o destino final, criando rotas embaralhadas impedindo que o servidor final saiba de onde sua conexão está partindo.

Para simplificar aos leigos, é como se fosse um proxy, porém você não acessa um servidor em específico, cada cliente torna-se um servidor se assim desejar, criando uma malha de conexões similar as das redes P2P.

Com o Tor ativo, basta acessar o site de sua preferência.

Importante: não recomendo realizarem o acesso de sites com informações críticas através do Tor, por exemplo: internet banking, email e similares.

Entendam que o Tor é uma ferramenta para proteger sua identidade, seus gostos e preferências, tornando-o anônimo na rede. Porém, nada impede que um usuário da rede Tor (que serve como roteador/proxy) esteja 'monitorando' as conexões e roube uma senha de banco. Por isso, este tipo de coisa não deve ser acesso com o Tor habilitado.


Adicionalmente, o usuário oxbox postou uma versão portátil do TOR:


Só descompactar em qq pasta ou pendrive e usar. Não altera nada no seu PC

Só com navegador:

Português Portugal

Inglês

Com navegador + programinha pra usar MSN, GTalk, Yahoo, etc:

Português Portugal

Inglês

Depois de descompactar onde quiser, basta executar o "Tor Browser". Só comece a navegar depois que aparecer no rodapé dele a mensagem Tor Enabled. Não instala nada no seu PC! Pode rodar até de um pendrive em PC de lanhouse, trabalho, amigo, etc.

Use esse navegador sempre que você quiser ficar anônimo, entrar em sites bloqueados, etc.

Use seu navegador comum para os outros sites. Um não atrapalha o outro.

Usando Firefox com a extensao FoxyProxy

Que tal setar um proxy dentro do Firefox que irá ser ativado somente quando você entrar em determinados sites? Interessante, não?

Faça assim:

1 - Tenha o Firefox instalado. Se não tem, instale daqui.

2 - Instale a extensão FoxyProxy daqui e reinicie o Firefox.

3 - Entre em Ferramentas/FoxyProxy Standard/Opções e clique em Adicionar Novo Proxy.

Proxy1.jpg


4 - Em Host or IP Address coloque um proxy conhecido como 91.121.0.16 e em Porta coloque 3128.

Proxy2.jpg


5 - Agora, clique na Aba Geral e no campo Nome do Proxy coloque Forum.

Proxy3.jpg

6 - Depois, clique na aba URL Patterns e clique em Adicionar Novo Padrão.

7 - Em Nome do Padrão coloque az-world. Em Endereço ou Padrão de Endereço, coloque *az-world.net/*

Proxy4.jpg

8 - Clique em OK, em OK novamente e em Fechar.

9 - Vá novamente em Ferramentas/FoxyProxy Standard e escolha Usar os proxies baseados em seus padrões ou prioridades pré-definidas.

Faça um teste. Deve permitir a navegação automaticamente.

Caso o proxy que indicado pare de funcionar ou esteja muito lento, encontre um melhor aqui: [1]Lista de Proxys] (O google pode fornecer muito mais com "free open proxy list") e reconfigure as opções do FoxyProxy.

Este esquema funciona com qualquer site bloqueado, desde que devidamente cadastrado no passo 6 e 7.

Usando uma VPN

Nosso colega Spectros fez um tutorial para acessar via VPN. Está em pdf aqui. É um esquema muito bom e recomendado.